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Esse blog é um espaço público a ser utilizado pelos estudantes como ferramenta de webfólio e pelo professor-pesquisador que estão fazendo uma pesquisa acadêmica. Algumas potencialidades foram previamente estabelecidas para o uso do webfólio no blog, por ser: (i) uma ferramenta didático-pedagógica inovadora com o intuito de instigar a busca por novos conhecimentos; (ii) uma referência ao uso de recursos digitais na sala de aula e minimizar as barreiras existentes de exclusão social digital, estreitando a relação estudantes - conhecimento - professor; bem como, (iii) Desenvolver um pensamento crítico e reflexivo para que os estudantes aprendam além dos objetivos propostos pelas lições. [~] PROFESSOR RESPONSÁVEL: Sebastião Rodrigues-Moura E-mail: sebastiao.fisica@gmail.com Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (PPGDOC / UFPA)

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

LIÇÃO 4: AS PARTÍCULAS ELEMENTARES DA MATÉRIA E O MODELO PADRÃO: CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES

APRESENTAÇÃO


Olá,
Espero que nesta lição você já tenha uma noção sobre o átomo e sua estrutura fundamental. Mas vamos avançar para que os mesmos consigam desvendar o mundo das partículas elementares que constituem a matéria.
Atividade “Montando Núcleos” (Adaptado do Curso de Física de Partículas da USP – atividade “Entendendo a estrutura das partículas através de formas geométricas, quadrados e triângulos”).
Quais são as partículas mais conhecidas que compõem a matéria?
É possível “quebrar” prótons, elétrons e nêutrons?
Quantas e quais são as partículas elementares existentes no Universo?


ATIVIDADE “MONTANDO NÚCLEOS”

Adaptado do Curso de Física de Partículas da USP – 3ª edição
 “Entendendo a estrutura das partículas através de formas geométricas, quadrados e triângulos”

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Objetivo: conhecer e utilizar o modelo de composição dos nucleons por quarks considerando a carga elétrica, spin e carga cor.
Material: quadrados e triângulos das cores azuis, vermelhos e verdes em pacotes.
Conteúdo: Dadas as novas idéias sobre os constituintes dos núcleons com a introdução dos QUARKS vamos construir partículas conhecidas como partículas α, núcleo do oxigênio, do carbono ou outro da sua escolha para firmar as idéias.
Os nucleons, isto é os prótons e os nêutrons, são formados por três quarks cada um e devem ter a cor branca. Portanto cada um deles deve ter as três cores na sua composição: vermelha, azul e verde (red, blue e green em inglês)
Cada quark tem spin 1/2. A regra de soma de spins deve ser como na mecânica quântica, para férmions:
Spin 1/2  + spin 0 só pode dar spin 1/2    
Spin 1/2  + spin 1/2  podem dar partículas com spin 1, 0 ou -1.             
Spin 1/2  + spin 1/2 + spin 1/2  podem dar partículas com spin 3/2, 1/2, -1/2 ou -3/2.

Vejam que assim três quarks de spin 1/2 podem dar uma partícula de spin 1/2 !
Estranho, mas é assim!

Procedimento:
Vamos usar quadrados e triângulos que representam respectivamente o quark up e o quark down, todos com spin 1/2  qualquer que seja a sua cor.
Regras do jogo:
1 - Os quadrados são os quarks up
2 - Os triângulos são os quark down
3 - Construa as partículas: núcleo do hélio (alfa), núcleo do oxigênio e núcleo do carbono e outras de sua escolha.




TEXTO-BASE

Muitos imaginam que as partículas elementares que constituem a matéria são os prótons, os elétrons e os nêutrons, aquelas que não podem ser formadas por outras menores. Eis aqui o grande engano! Estudos teóricos e experimentais realizados pelos físicos no CERN através dos aceleradores como o LHC e pelos detectores de partículas avançaram na busca das menores partículas constituintes de todo o Universo.
Os prótons e nêutrons não são elementares, pois são consideradas hádrons, partículas pesadas formadas por outras mais leves e elementares: os quarks. O elétron é uma partícula elementar considerada um lépton, tal como os neutrinos e o pósitron.
Para entender melhor o estudo das partículas, recorremos ao Modelo Padrão (MP) (ver MATERIAL COMPLEMENTAR). O Modelo Padrão não é necessariamente um modelo, mas uma teoria muito bem elaborada e que pode explicar a constituição da matéria, abordando as partículas elementares que compõem todo o Universo e como interagem entre si.
No Modelo Padrão, os prótons e nêutrons não entram, pois não são partículas elementares, são classificadas como hádrons, por possuírem uma estrutura interna formada por quarks: bárions, quando são formados por três quarks ou antiquarks (prótons) ou mésons que são formados por pares quark-antiquark (méson pi), todos da mesma família.
Nesse sentido, no MP há as famílias dos férmions (léptons e quarks) e bósons. Os léptons (elétron, múon, tau, neutrino do elétron, neutrino do múon e neutrino do tau) e seis quarks [quark up (u) quark down (d), quark charme (c), quark estranho (s), quark bottom (b) e quark top (t)]. Os quarks apresentam uma propriedade chamada cor que não pode ser comparada com o que conhecemos comumente e podem, cada um deles apresentar três cores (vermelho, verde e azul). Nesse caso, podemos falar em 18 quarks e sabendo que a cada partícula corresponde uma antipartícula, então há no total 12 léptons e 36 quarks.
Os quarks possuem carga elétrica fracionária (+2/3e ou -1/3e) de modo que não são encontrados isolados e a soma algébrica dessas cargas corresponde a um múltiplo inteiro de e (1,6.10-19 C) da carga de um hádron.
As antipartículas são consideradas partículas elementares que possuem a mesma massa, spin e paridade, no entanto sua carga elétrica é oposta, mantendo-se a simetria. Casos em que a antipartícula colide com sua respectiva partícula ocorre o aniquilamento de ambas.
         As partículas elementares são muito instáveis e decaem com facilidade e em um intervalo de tempo tão rápido que muitas vezes a maioria só deixa rastros da sua existência. Todas as partículas exercem uma interação com outras através de forças existentes na natureza e podem se transformar em outras partículas. As interações fundamentais da natureza foram analisadas bem antes da teoria do MP, porém explica de forma coerente o modo como as partículas interagem. O MP é importante por descrever a formação e constituição do Universo e o que o mantém unido.




RECURSOS MIDIÁTICOS
1) Vídeo “Física de Partículas”.




LIÇÃO 4 – MATERIAL COMPLEMENTAR 





QUESTÕES PARA REFLEXÃO
1) “O problema da construção de uma ‘teoria unificada das partículas elementares’ está ligado ao problema da construção de uma nova teoria do espaço e do tempo; mas, se espaço e tempo surgem apenas das relações entre partículas, o universo, a partir de uma única partícula, não poderia sequer ser descrito, se utilizando de palavras como posição, espaço, e tempo.”    (Lee Smolin  —  ‘A Vida do Cosmos’). Em conformidade com o assunto estudado, analise o que diz Smolin.
2) A Física de Partículas nasceu com a descoberta do elétron, em 1897. Em seguida foram descobertos o próton, o nêutron e várias outras partículas, dentre elas o píon, em 1947, com a participação do brasileiro César Lattes. (a) Num experimento similar ao que levou à descoberta do nêutron, em 1932, um nêutron de massa m desconhecida e velocidade v0 = 4 ´ 107 m/s colide frontalmente com um átomo de nitrogênio de massa M = 14 u (unidade de massa atômica) que se encontra em repouso. Após a colisão, o nêutron retorna com velocidade v’ e o átomo de nitrogênio adquire uma velocidade V = 5 ´ 106 m/s. Em consequência da conservação da energia cinética, a velocidade de afastamento das partículas é igual à velocidade de aproximação. Qual é a massa m, em unidades de massa atômica, encontrada para o nêutron no experimento? (b) O Grande Colisor de Hádrons (Large Hadron Collider-LHC) é um acelerador de partículas que tem, entre outros propósitos, o de detectar uma partícula, prevista teoricamente, chamada bóson de Higgs. Para esse fim, um próton com energia de E = 7 ´ 1012 eV colide frontalmente com outro próton de mesma energia produzindo muitas partículas. O comprimento de onda (l) de uma partícula fornece o tamanho típico que pode ser observado quando a partícula interage com outra. No caso dos prótons do LHC, E = hc /l, onde h  = 4 ´ 10-15 eV.s, e c = 3 ´ 108 m/s. Qual é o comprimento de onda dos prótons do LHC?
3) De acordo com uma notícia publica no site G1.com de 14 de setembro de 2015 intitulada “Acelerador de partículas vê sinais de fenômenos que violam leis da física” os redatores chamam a atenção para o fato de as colisões no LHC resultarem numa produção excessiva de taus, contrariando o que prevê o Modelo Padrão. O resultado foi captado pelo detector de partículas LHCb, um dos quatro grandes experimentos do LHC. Esse comportamento inesperado, apontando para o que os cientistas chamam de física exótica, pode ser o sinal da existência de mais partículas, além dos 17 tipos já efetivamente previstos em teoria e capturados em experimentos. Como esse resultado, caso seja confirmado, pode apontar para caminhos de uma nova física, de uma reformulação do Modelo Padrão e novas aplicações tecnológicas?
        4) O MP segue seu maior feito e continua invicto, tornando-se a teoria mais bem estabelecida da física, no qual os físicos conseguiram confirmar todas as suas previsões e as descobertas experimentais se encaixam em suas lacunas. O MP é um trabalho coletivo de muito físicos teóricos e experimentais de vários países que juntos com outros cientistas inventaram muitas engenharias para pô-lo em prática. O LHC exigiu um grande investimento e existe um grande interesse internacional nessa questão e mesmo países europeus em crise não pensam em sair do consórcio. Como você julga esses interesses políticos e econômicos que estão no entorno do LHC/CERN? Como o Brasil vem ganhado destaque nesse empreendimento?

4 comentários:

  1. WEBFÓLIO PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES

    “DO WORLD WIDW WEB ÀS PARTÍCULAS ELEMENTARES DA MATÉRIA
    WEBFÓLIO”

    Questão para reflexão:
    3) De acordo com uma notícia no site G1.com de 14 de setembro de 2015 intitulada “Acelerador de partículas vê sinais de fenômenos que violam leis da física” os redatores chamam a atenção para o fato de as colisões no LHC resultarem numa produção excessiva de taus, contraindo o que prevê o Modelo Padrão.O resultado foi captado pelo detector de partículas LHCb, um dos quatro grandes experimentos do LHC.Esse comportamento inesperado,apontando para o que os cientistas chamam de física exótica,pode ser o sinal da existência de mais partículas,além dos 17 tipos já efetivamente previstos em teoria e computadores em experimentos.Como esse resultado, caso seja confirmado, pode apontar para caminhos de uma nova física, de uma reformulação do Modelo Padrão e novas aplicações tecnológicas?

    Momento da lição: LIÇÃO 4

    Grau de interesse pela questão: ELEVADO

    Grau de entendimento prévio: MEDIANO

    Grau de entendimento após a orientação do professor-pesquisador: ELEVADO

    Responda a questão:
    Acreditamos que a probabilidade de um evento como esse ocorrer é baixíssima que, segundo os físicos, também sugerem a existência de partículas que oficialmente ainda não estão na cartilha do modelo padrão. Uma possível explicação para o evento visto é a existência de uma versão mais pesada do bóson Z, uma das partículas que controlam a interação nuclear fraca, responsável pela radioatividade. Os sinais da nova física que o LHC está vendo, porém, não se encaixam ainda dentro das antecipações teóricas mais populares entre os físicos. Isso é um prenúncio de que, após quatro décadas, os experimentos finalmente voltaram à dianteira da física de partículas, superando a teoria, e devem guiar o futuro dessa ciência por algum tempo.

    Justifique sua escolha:
    Nossa equipe teve a curiosidade de se aprofundar mais neste tema pelo fato de ser pouco discorrido entre a sociedade por conseqüência de sua recente descoberta.

    Fontes(s) utilizadas para a construção da resposta:
    GARCIA, R. Acelerador de partículas vê sinais de fenômenos que violam leis da física. Disponível em http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/09/acelerador-de-particulas-ve-sinais-de-fenomenos-que-violam-leis-da-fisica.html. Acesso em 23 de janeiro de 2016.

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  2. “WEBFÓLIO PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES”

    “DO WORLD WIDE WEB ÀS PARTÍCULAS ELEMENTARES DA MATÉRIA”

    QUESTÃO PARA REFLEXÃO: 4) O MP (Modelo Padrão) segue seu maior feito e continua invicto, tornando-se a teoria mais bem estabelecida da física, no qual os físicos conseguiram confirmar todas as suas previsões e as descobertas experimentais se encaixam em suas lacunas. O MP é um trabalho coletivo de muito físicos teóricos e experimentais de vários países que juntos com outros cientistas inventaram muitas engenharias para pô-lo em prática. O LHC exigiu um grande investimento e existe um grande interesse internacional nessa questão e mesmo países europeus em crise não pensam em sair do consórcio. Como você julga esses interesses políticos e econômicos que estão no entorno do LHC/CERN? Como o Brasil vem ganhado destaque nesse empreendimento?

    Grau de interesse pela questão: ELEVADO

    Grau de entendimento prévio: MEDIANO

    Grau de entendimento após a orientação do professor-pesquisador: ELEVADO

    RESPONDA À QUESTÃO: É comum se ouvir críticas quanto ao alto custo da pesquisa científica. Isto sempre vem de quem não tem ideia do retorno que a ciência traz para a nação que investe, muito embora todos reconheçam os enormes benefícios que ela traz para a humanidade. Entrar para/participar do LHC/CERN com US$10 milhões é um privilégio que jamais conseguiríamos se tivéssemos que investir o valor real de tão grandiosa envergadura. “Por que investir em Física de Altas Energias? E o que esse empreendimento poderá nos trazer?” Respondemos a essas duas questões. O CERN já “gastou” ao longo de sua história mais de uma dezena de bilhões de dólares – e, em função da necessidade de comunicação entre os cientistas, surgiu como subproduto nada menos que a WWW – Perguntamos: quantos trilhões de dólares a WWW (World Wide Web) já gerou para a humanidade? Adiciono mais um ponto nesse “progresso indireto”: No momento o CERN utiliza o GRID para realizar computação Inter distribuída.
    Há três anos, diplomatas brasileiros mediaram a assinatura de uma carta de intenções entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e o CERN. O CERN convocou seu conselho e autorizou a entrada do Brasil, a um custo anual de US$ 10 milhões. O evento foi comemorado como o primeiro passo para o ingresso do País no centro. Mas, desde então, nada ocorreu. O então ministro da Ciência, Aloizio Mercadante, visitou Genebra e prometeu acelerar o processo. A direção do CERN entendeu a visita como um sinal de que o processo avançaria. Mais uma vez, nada ocorreu. O diretor deixou claro que, com o governo fora do CERN, as empresas nacionais não poderão participar da licitação de peças e serviços que o acelerador de partículas lançará.

    JUSTIFIQUE SUA ESCOLHA: Os aspectos que levaram a escolha da questão 4, foi para sabermos a ligação do Brasil com esse novo empreendimento tecnológico, que a ciência nos propõem nos dias atuais. Além disso, trazemos uma informação relevante acerca da questão 4 desta lição, como: o interesse da entidade europeia no Brasil estava na produção nacional de nióbio, o minério utilizado para aceleração de partículas do LHC. O Brasil é detentor de 75% de toda a produção deste minério no mundo – além do Brasil só o Canadá extrai substância da natureza.


    FONTES UTILIZADAS PARA A CONSTRUÇAO DA RESPOSTA:
    FÍSICA FÁCIL – EASY PHYSICS. O Brasil, o LHC/CERN e o custo da pesquisa. Disponível em https://fisicafacil.wordpress.com/2010/08/06/o-brasil-o-lhccern-e-o-custo-da-pesquisa/. Acesso em 25 de janeiro de 2016.
    PLANO BRASIL. Em tempo, CERN: “Brasil (da Ilha da Fantasia), é um buraco negro”. Disponível em http://www.planobrazil.com/em-tempo-cern-brasil-da-ilha-da-fantasia-e-um-buraco-negro/. Acesso em 25 de janeiro de 2016.
    VEJA.COM. Brasil pode se tornar da maior instituição de pesquisa do mundo em 2011. Disponível em http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/brasil-pode-se-tornar-membro-da-maior-instituicao-de-pesquisa-do-mundo. Acesso em 25 de janeiro de 2016.

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  3. WEBFÓLIO PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES

    DO WORLD WIDE WEB ÀS PARTÍCULAS ELEMENTARES DA MATÉRIA

    WEBFÓLIO

    Questão para reflexão: 4) O MP segue seu maior feito e continua invicto, tornando-se a teoria mais bem estabelecida da física, no qual os físicos conseguiram confirmar todas as suas previsões e as descobertas experimentais se encaixam em suas lacunas. O MP é um trabalho coletivo de muito físicos teóricos e experimentais de vários países que juntos com outros cientistas inventaram muitas engenharias para pô-lo em prática. O LHC exigiu um grande investimento e existe um grande interesse internacional nessa questão e mesmo países europeus em crise não pensam em sair do consórcio. Como você julga esses interesses políticos e econômicos que estão no entorno do LHC/CERN? Como o Brasil vem ganhado destaque nesse empreendimento?

    Momento da lição: LIÇÃO 4.

    Grau de interesse pela questão: ELEVADO

    Grau de entendimento prévio: MEDIANO

    Grau de entendimento após a orientação do professor-pesquisador: MEDIANO

    Resposta da questão:
    Por mais que algumas pessoas pensem que os estudos realizados no LHC não sirvam pra nada, pensam que são meros números para por em livros. Outras já veem o LHC como um portal para o futuro, que através dele novas oportunidades surgem, um novo modelo de vida pode surgir. Os grandes países não abrem mão dessas novas tecnologias e informações, pois compreendem o valor (não só cientifico) das mesmas, pois os resultados obtidos no colisor de partículas afetam áreas como medicina, biologia, tecnologia (informática) e em outros assuntos que afetam o modo de vida humano. E como no mundo ocorre uma corrida por riqueza, sem falar na corrida armamentista que após a guerra fria se tornou algo comum nos países do mundo, especialmente nas grandes potências. O Brasil, mesmo que discretamente, está entrando nesse universo das partículas, com pouco investimento e um olhar discreto está de olho nos experimentos científicos com relação a partículas, pois também os físicos brasileiros reconhecem a importância do universo das partículas.

    Justificativa da escolha:
    Esta questão na verdade era o que víamos pensando, por isso foi a questão escolhida, para acabarmos com nossas dúvidas.

    Fontes utilizadas para a construção da resposta: OS AUTORES

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  4. WEBFÓLIO PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES

    “DO WORLD WIDE WEB ÁS PARTICULAS ELEMENTARES DA MATÉRIA”
    Questão para reflexão: (1) “O problema da construção de uma ‘teoria unificada das partículas elementares’ está ligado ao problema da construção de uma nova teoria do espaço e do tempo; mas se espaço e tempos surgem apenas das relações entre partículas, o universo a parti de uma única partícula não poderia sequer ser descrito, se utilizando de palavras como posição, espaço e tempo”. (Lee Smolin ‘A Vida dos Cosmos’). Em conformidade com o assunto estudado, analise o que diz Smolin.
    Momento da lição: LIÇÃO 4

    Grau de Interesse pela questão: ELEVADO

    Grau de entendimento prévio: MEDIANO

    Grau de entendimento após a orientação do professor-pesquisador: ELEVADO

    RESPONDA A QUESTÃO:
    A cosmologia é a ciência que pesquisa o nascimento e o progresso do universo a partir de teorias físicas. Sendo que inúmeros cientistas relatam que o universo surgiu numa grande explosão de tempo juntamente com o espaço. Porém muitos físicos argumentam que a idéia de tempo é uma ilusão e que as leis estão fora do tempo sendo assim inexplicáveis. Contrariando essa visão o físico Lee Smolin defende que o tempo não é ilusão mais sim algo real e primordial para a existência do universo. Pois as leis da física precisam evoluir, mudar logo deve ser sujeitas ao tempo. “Portanto Smolin diz: ``se a minha teoria for verdade, esses parâmetros no nosso universo são voltados para maximizar o numero de buracos negros”.
    JUSTIFIQUE SUA ESCOLHA:
    Escolhemos a questão de numero um, por ser a questão que mais causou curiosidade a todos os integrantes do grupo, ao fato de querermos pesquisar mais sobre a mesma, entender como funciona a cosmologia em relação à física.
    FONTES UTILIZADAS(S) PARA A CONSTRUÇÃO DA RESPOSTA:
    SMOLIN, LEE. Calibrando o modelo da teoria padrão. Disponível em . Acesso em 25 de janeiro de 2016.

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