APRESENTAÇÃO
Olá,
Vamos iniciar
uma viagem quântica pela estranheza e charme do mundo das partículas
elementares que compõem toda a matéria que compõem o Universo?
Embarque nesse
conhecimento!
Para iniciar, vamos participar da atividade “Imagens na Tela”. Observe as imagens mostradas pelo seu professor, como as que seguem, que estão diretamente relacionadas com o nosso tema de estudo e identifique as que você conhece. Procure relacioná-las com algum assunto já visto na sua formação educacional, justificando o que significam.
Para iniciar, vamos participar da atividade “Imagens na Tela”. Observe as imagens mostradas pelo seu professor, como as que seguem, que estão diretamente relacionadas com o nosso tema de estudo e identifique as que você conhece. Procure relacioná-las com algum assunto já visto na sua formação educacional, justificando o que significam.
ATIVIDADES "IMAGENS NA TELA"
As imagens foram retiradas diretamente de pesquisas do site http://images.google.com/. A critério do professor outras imagens poderão ser utilizadas.
TEXTO-BASE
Qual a origem
do WWW? Qual a sua relação com a
física básica? Por que, pra quê e onde foi desenvolvida?
A história do WWW (World
Wide Web) e da comunicação mundial começa em março de 1989 na Organização
Europeia para a Pesquisa Nuclear, mais conhecida como CERN (antigo acrônimo para
Conseil Européen pour la Recherche
Nucléaire), no qual há atualmente uma comunidade extensa que inclui mais de
10.000 cientistas de mais de 100 países e está localizado na região em Genebra,
na fronteira Franco-Suíça. O físico britânico Tim Berners-Lee propôs um projeto
para a gestão de informações que ali eram produzidas, mostrando que as mesmas
poderiam ser transferidas facilmente por meio de uma rede de computadores entre
os cientistas de outros laboratórios.
Berners-Lee,
contratado como engenheiro de software
no CERN, criou documentos em hipertexto interligados em outros ficheiros do seu
computador. Com isso, ampliou a ideia de que através da internet tais
documentos poderiam ser compartilhados em outros computadores e desenvolveu o
sistema HTML (HyperText Make-up Language), projetando assim páginas com endereço
único – as URLs (Uniform Resource Locator). Para agilizar o compartilhamento dos
documentos criou um conjuntos de regras conhecido como HTTP (HyperText Transfer
Protocol) que permitiu a ligação entre os documentos em outros
computadores.
No seu projeto
de gestão de informações para a criação do WWW
no CERN, Berners-Lee justificou sua proposta pelo fato de haver um problema na
alta rotatividade de cientistas e que muitas informações eram perdidas, haja
vista que novas pessoas ali integrariam a organização e os novos membros
necessitavam de muito tempo e orientação para compreender as atividades ali
desenvolvidas. Nesse sentido, assegurou que se os experimentos no CERN fossem
executados uma única vez, todos os dados poderiam ser projetados numa espécie
de um grande livro que, juntamente com a mudança de ideias e o avanço das
tecnologias disponíveis, mantinham-se nesse livro atualizados e a sua estrutura
seria apenas revisada.
A finalidade de criação do World Wide Web deu-se prioritariamente para que os físicos do CERN pudessem compartilhar as informações sobre os aceleradores e os experimentos para investigar a estrutura da matéria. Numa fração infinitesimal de segundos são processados bilhões de processos físicos envolvendo colisões de partículas na busca de uma estrutura elementar, capaz de explicar fenômenos como a origem e evolução do Universo a partir do Big Bang e a própria natureza de partículas que compõem a matéria, por exemplo.
A finalidade de criação do World Wide Web deu-se prioritariamente para que os físicos do CERN pudessem compartilhar as informações sobre os aceleradores e os experimentos para investigar a estrutura da matéria. Numa fração infinitesimal de segundos são processados bilhões de processos físicos envolvendo colisões de partículas na busca de uma estrutura elementar, capaz de explicar fenômenos como a origem e evolução do Universo a partir do Big Bang e a própria natureza de partículas que compõem a matéria, por exemplo.
RECURSOS MIDIÁTICOS
Vídeo “História de Tim Berners-Lee”
MATERIAL COMPLEMENTAR
Há 20 anos, a World Wide Web era criada
A web foi então construída em cima da própria internet, a rede mundial que liga todos os computadores. De lá para cá, grandes empresas surgiram dependendo exclusivamente dela. É o caso do gigante dos gigantes Google e Amazon.
Além disso, a web permitiu o nascimento de ferramentas de comunicação como o Facebook. Cerca de 71% dos adultos americanos estão na rede social, que conta com mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo.
Internet vs. WWW - A internet nasceu no fim da década de 1960 ligando computadores do exército e de faculdades americanas. A rede permitia a troca de informações de diversas naturezas, como mensagens e relatórios. A World Wide Web é um sistema onde documentos podem ser publicados e posterioremente acessados por meio de um browser, como o Internet Explorer, Firefox e Chrome.
QUESTÕES PARA REFLEXÃO
1) A história
do surgimento do World Wide Web
muitas vezes se confunde com a origem da internet. A internet e o WWW revolucionaram o funcionamento
tradicional das sociedades ditas modernas e mudou radicalmente o modo de pensar
das pessoas. Porém existe uma distinção entre as origens do WWW e da internet (ou Internet?).
Analise a origem dessas ferramentas e o objetivo de criação.
2) Com o
surgimento do WWW no CERN muito
conhecimento de ciência básica foi compartilhado entre os cientistas e até hoje
muitas pessoas têm acesso a essas informações. As grandes descobertas
apareceram no campo da física de partículas, em que desvendar as partículas que
estruturam o Universo é uma questão fantástica para a ciência e para a produção
de tecnologias que forneçam o bem-estar para a sociedade. De um lado temos os
avanços científicos, já de outro surgem questões de interesses como de luta
política, que envolve decisões de pessoas e grupos de pessoas que repercutem
sobre outros seres, e que, portanto, são objetos de avaliação moral. Como você
analisa a ética na busca do conhecimento científico quando muitos outros
fatores interferem?
3) Berners-Lee,
o criador do WWW no CERN, deixou sua
ideia disponível livremente, sem patente e sem royalties devidos. Com base
nessa informação, como você julga o desenvolvimento do conhecimento científico
imune à influências políticas e econômicas, pensadas muitas vezes apenas para
um grupo restrito de pessoas?
4) Apesar do objetivo inicial de criação do WWW ter sido um, muito mudou de lá pra
cá com a difusão do conhecimento na internet, por exemplo. No campo da
educação, as vantagens do uso dessa ferramenta se dão por permitirem o uso de
conteúdos multimídias, um ambiente interativo e integrado e favorece que o
estudante seja ativo no processo de descoberta de novos conhecimentos. Diante
dessa possibilidade, teça considerações que sejam motivadoras para o uso da web na educação.
“WEBFÓLIO PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES”
ResponderExcluir“DO WORLD WIDE WEB ÀS PARTÍCULAS ELEMENTARES DA MATÉRIA”
QUESTÃO PARA REFLEXÃO: 1) A história do surgimento do World Wide Web muitas vezes se confunde com a origem da internet. A internet e o WWW revolucionaram o funcionamento tradicional das sociedades ditas modernas e mudou radicalmente o modo de pensar das pessoas. Porém existe uma distinção entre as origens do WWW e da internet (ou Internet?). Analise a origem dessas ferramentas e o objetivo de criação.
Momento da lição: LIÇÃO 1.
Grau de interesse pela questão: ELEVADO
Grau de entendimento prévio: MEDIANO
Grau de entendimento após a orientação do professor-pesquisador: MEDIANO
RESPOSTA DA QUESTÃO: Pudemos observar que a origem do WWW (World Wide Web) começa no ano de 1989 na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, mais conhecida como CERN, a partir da ideia de um físico britânico chamado Tim Berners-Lee, o qual propôs um projeto para a gestão de informações que ali eram produzidas, ou seja, ajudar no compartilhamento das informações da organização e assim melhorar a execução das atividades. Já a Internet é uma rede mundial de computadores especiais conectando milhões de dispositivos de computação, que surgiu a partir de pesquisas militares no auge da Guerra Fria, na década de 1960 (mais exatamente no ano de 1969), a qual foi criada com fins militares pelos Estados Unidos para deixar suas informações acessíveis a todas as bases do exército americano, pois, em caso de ataque dos inimigos e a tomada dessas bases, as informações estariam a salvas por não pertencerem somente a um computador.
Além disso, observamos que é comum as pessoas não atentarem à diferença entre internet e Internet (com “i” minúsculo e maiúsculo), também confundindo WWW (ou Web) com Internet. Primeiro, destacamos que a Internet, com o “i” maiúsculo, representa a rede global e pública, ou seja, o conjunto de todas as redes, já a internet, com “i” minúsculo, representa o conjunto de redes de computadores interligadas, tais como redes particulares. Para melhor entendimento, vamos fazer uma analogia, basta pensarmos na Internet como um shopping center e a internet como as várias lojas que compõem o shopping.
JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA:
Escolhemos esta lição pelo fato de considerarmos o tema interessante e nos permitiria discutir sobre o assunto, além de desencadear as dúvidas que muito nos intrigam.
FONTES UTILIZADAS PARA A CONSTRUÇÃO DA RESPOSTA:
DUMAS, Véronique. A origem da internet: a história da rede de computadores criada na Guerra Fria que deu início à Terceira Revolução Industrial. Disponível em http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/o_nascimento_da_internet.html. Acesso em 12 de janeiro de 2016.
EQUIPE COLUNISTA PORTAL. O que é internet? Disponível em http://www.portaleducacao.com.br/informatica/artigos/63537/o-que-e-internet. Acesso em 12 de janeiro de 2016.
FILHO. D’Silvas. Internet e internet. Disponível em https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/internet-e-internet/11571. Acesso em 12 de janeiro de 2016.
VITER, Luciana Nunes. A diferença entre internet e World Wide Web. Disponível em http://www.professorando.jex.com.br/informatica+educativa/a+diferenca+entre+internet+e+world+wide+web. Acesso em 12 de janeiro de 2016.
EINSTEINS DAS PARTÍCULAS 13 de janeiro de 2016
ResponderExcluir“WEBFÓLIO PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES”
“DO WORLD WIDE WEB ÀS PARTÍCULAS ELEMENTARES DA MATÉRIA”
QUESTÃO PARA REFLEXÃO: 1) A história do surgimento do World Wide Web muitas vezes se confunde com a origem da internet. A internet e o WWW revolucionaram o funcionamento tradicional das sociedades ditas modernas e mudou radicalmente o modo de pensar das pessoas. Porém existe uma distinção entre as origens do WWW e da internet (ou Internet?). Analise a origem dessas ferramentas e o objetivo de criação.
Momento da lição: LIÇÃO 1.
Grau de interesse pela questão: MEDIANO
Grau de entendimento prévio: MEDIANO
Grau de entendimento após a orientação do professor-pesquisador: ELEVADO
RESPOSTA DA QUESTÃO: Em nossas análises, constatamos que tudo começa com o surgimento da internet durante a Guerra Fria, porque os militares americanos sentiram a necessidade de fazer trocas de informações seguras entre as bases; assim como ocorreu na criação do WWW (World Wide Web) no laboratório de física do CERN, já que este foi criado com o objetivo de compartilhar dados científicos entre máquinas. Porém, este último surgiu em um laboratório quando o engenheiro Berners-Lee tentou encontrar uma solução para a constante perda de informações e documentos que se dava principalmente pela alta rotatividade de cientistas que trabalhavam no laboratório.
JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA:
A questão proposta foi escolhida pela equipe com o intuito de apresentar à turma a diferença entre o World Wide Web e a Internet, já que os dois são comumente confundidos.
FONTES UTILIZADAS PARA A CONSTRUÇÃO DA RESPOSTA:
REDAÇÃO OLHAR DIGITAL. Qual a diferença entre internet e web? Disponível em http://olhardigital.uol.com.br/noticia/40770/40770. Acesso em 11 de janeiro de 2016.
PARTÍCULAS CHARMOSAS 16 de janeiro de 2016
ResponderExcluir“WEBFÓLIO PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES”
“DO WORLD WIDE WEB ÀS PARTÍCULAS ELEMENTARES DA MATÉRIA”
QUESTÃO PARA REFLEXÃO: 2) Com o surgimento do WWW no CERN muito conhecimento de ciência básica foi compartilhado entre os cientistas e até hoje muitas pessoas têm acesso a essas informações. As grandes descobertas apareceram no campo da física de partículas, em que desvendar as partículas que estruturam o Universo é uma questão fantástica para a ciência e para a produção de tecnologias que forneçam o bem-estar para a sociedade. De um lado temos os avanços científicos, já de outro surgem questões de interesses como de luta política, que envolve decisões de pessoas e grupos de pessoas que repercutem sobre outros seres, e que, portanto, são objetos de avaliação moral. Como você analisa a ética na busca do conhecimento científico quando muitos outros fatores interferem?
Momento da lição: LIÇÃO 1.
Grau de interesse pela questão: ELEVADO
Grau de entendimento prévio: MEDIANO
Grau de entendimento após a orientação do professor-pesquisador: ELEVADO
RESPOSTA DA QUESTÃO: De acordo com nossas pesquisas, pudemos observar que a rede mundial de computadores, ou internet, surgiu em plena Guerra Fria criado com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações, além de ser utilizada para fins militares, sendo um importante meio de comunicação acadêmico, atualmente. Já o World Wide Web foi criado com o objetivo de permitir acesso à internet de forma mais prática, com uma expansão bastante útil para os físicos, pois seu criador, Berners-Lee, na época procurava meios para solucionar o problema de perdas de dados de pesquisas feitas no laboratório de CERN.
JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA:
Pelo fato de ter despertado interesse sobre a diferença entre internet e o WWW.
FONTES UTILIZADAS PARA A CONSTRUÇÃO DA RESPOSTA:
BLOG DO LUIS. Qual a diferença entre WWW e Internet? Disponível emhttp://www.luis.blog.br/qual-a-diferenca-entre-web-e-internet.aspx. Acesso em 11 de janeiro de 2016.
“WEBFÓLIO PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES”
ResponderExcluir“DO WORLD WIDE WEB ÀS PARTÍCULAS ELEMENTARES DA MATÉRIA”
QUESTÃO PARA REFLEXÃO: 1) A história do surgimento do World Wide Web muitas vezes se confunde com a origem da internet. A internet e o WWW revolucionaram o funcionamento tradicional das sociedades ditas modernas e mudou radicalmente o modo de pensar das pessoas. Porém existe uma distinção entre as origens do WWW e da internet (ou Internet?). Analise a origem dessas ferramentas e o objetivo de criação.
Momento da lição: LIÇÃO 1.
Grau de interesse pela questão: MEDIANO
Grau de entendimento prévio: MEDIANO
Grau de entendimento após a orientação do professor-pesquisador: MEDIANO
RESPOSTA DA QUESTÃO: A partir de leituras e pesquisas que realizamos, pudemos observar que a internet surgiu no auge da Guerra Fria para facilitar o meio informacional entre os militares, sendo que atualmente a mesma evoluiu como a maior rede mundial de computadores, enquanto o WWW (World Wide Web), também conhecida simplesmente como web é um sistema que armazena dados executados através da internet. Nesse sentido, constatamos que a ferramenta do WWW surgiu em 1989, proposta pelo físico e engenheiro Tim Berners-Lee em um laboratório de ciências para facilitar a interligação em diferentes documentos localizados em diferentes servidores e em diferentes partes do mundo sobre experimentos de física básica.
JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA:
A questão foi escolhida pela curiosidade de sabermos qual a diferença entre a internet e o WWW (World Wide Web).
FONTES UTILIZADAS PARA A CONSTRUÇÃO DA RESPOSTA:
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet (Coleção Interface). Editora Zahar: Brasil, 2003. 244 p.
“WEBFÓLIO PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES”
ResponderExcluir“DO WORLD WIDE WEB ÀS PARTÍCULAS ELEMENTARES DA MATÉRIA”
QUESTÃO PARA REFLEXÃO: 2) Com o surgimento do WWW no CERN muito conhecimento de ciência básica foi compartilhado entre os cientistas e até hoje muitas pessoas têm acesso a essas informações. As grandes descobertas apareceram no campo da física de partículas, em que desvendar as partículas que estruturam o Universo é uma questão fantástica para a ciência e para a produção de tecnologias que forneçam o bem-estar para a sociedade. De um lado temos os avanços científicos, já de outro surgem questões de interesses como de luta política, que envolve decisões de pessoas e grupos de pessoas que repercutem sobre outros seres, e que, portanto, são objetos de avaliação moral. Como você analisa a ética na busca do conhecimento científico quando muitos outros fatores interferem?
Momento da lição: LIÇÃO 1.
Grau de interesse pela questão: MEDIANO
Grau de entendimento prévio: MEDIANO
Grau de entendimento após a orientação do professor-pesquisador: ELEVADO
RESPOSTA DA QUESTÃO: Sabemos que a ética sempre foi um valor extremamente relevante, criado no seio da sociedade e visa manter a ordem vigente e a boa relação entre as pessoas à formação cultural, religiosa, moral de um indivíduo, buscando sempre capacitá-las e a refletir, bem como desenvolver o senso crítico e a sua participação na sociedade. Portanto, entendemos que a ciência vive uma situação delicada entre o ímpeto de aumentar o conhecimento e a expectativa de transformar esse conhecimento em aplicações práticas e úteis para a sociedade.
JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA:
Considerando que a ética analisa as ações humanas e com base na mesma dirá se determinadas ações são boas ou más, viáveis ou inviáveis; sabendo que as pesquisas científicas são demandadas por interesses de terceiros, abre-se espaço para mais uma problemática que é a da destinação ou aplicação do produto das pesquisas. Diante do exposto, percebemos que a aceitação do “novo”, nem sempre é de imediato leva tempo, pois requer uma análise precisa dos impactos, com isso agrada muitos e manifesta a rejeição de outros. Dessa forma, optamos por falar desse tema pelo fato de que muitas pessoas acabam desconsiderando o valor da ética para a sociedade por atribuir um valor monetário às descobertas científicas.
FONTES UTILIZADAS PARA A CONSTRUÇÃO DA RESPOSTA:
FERREIRA, Amauri Carlos. Ensino Religioso nas fronteiras da ética. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
GUEDES, Enildo Marinho. Curso de Metodologia Científica. 2 Ed, Curitiba, HD Livros Editora, 2000. Cap. 11.
TAFNER, José. Metodologia do Trabalho Acadêmico. Associação Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI) – Indaial: Ed. ASSELVI, 2007.
VALLS, Álvaro. O que é ética? 9 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
“WEB FÓLIO PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES”
ResponderExcluir“DO WORLD WILDE WEB ÁS PARTÍCULAS ELEMENTARES DA MATÉRIA”
QUESTÃO PARA REFLEXÃO: A história do surgimento do World Wilde Web muitas vezes se confunde com o surgimento da internet. A internet e o WWW revolucionaram o funcionamento tradicional das sociedades ditas modernas e mudou radicalmente o modo de pensar das pessoas. Porém existe uma distinção entre as origens do WWW e da internet (ou Internet?) analise as origens dessas ferramentas e o objetivo da criação.
Momento da lição: LIÇÃO 1
Grau de interesse pela questão: ELEVADO
Grau de entendimento pela questão: MEDIANO.
Grau de entendimento após a orientação do professor- pesquisador: ELEVADO.
RESPONDA A QUESTÃO: Observamos que a origem do WWW (World Wide Web) foi na Europa, em um laboratório de ciências pelo físico Tim Berners – Lee com o objetivo de compartilhar informações de ciência básica e ajudou os físicos que trabalham a compartilhar informações que ajudaram na execução das atividades. Já a internet foi desenvolvida pelos militares norte-americanos para manter as comunicações em caso de ataque. Nesse sentido, a internet foi um projeto militar dos Estados Unidos na década de 60 para ajudar no período da guerra e na década de 90 ela se popularizou primeiro nome ARPANET.
JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA: Nós escolhemos a primeira questão porque nos chamou atenção pelo fato do tema ser muito interessante e nos permitir conhecer a história do WWW.
FONTES UTILIZADAS PARA A CONSTRUÇÃO DA RESPOSTA:
VITER, Luciana Nunes. A diferença entre internet e World Wide Web. Disponível em http://www.professorando.jex.com.br/informatica+educativa/a+diferenca+entre+internet+e+world+wide+web. Acesso em 18 de janeiro de 2016.