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Esse blog é um espaço público a ser utilizado pelos estudantes como ferramenta de webfólio e pelo professor-pesquisador que estão fazendo uma pesquisa acadêmica. Algumas potencialidades foram previamente estabelecidas para o uso do webfólio no blog, por ser: (i) uma ferramenta didático-pedagógica inovadora com o intuito de instigar a busca por novos conhecimentos; (ii) uma referência ao uso de recursos digitais na sala de aula e minimizar as barreiras existentes de exclusão social digital, estreitando a relação estudantes - conhecimento - professor; bem como, (iii) Desenvolver um pensamento crítico e reflexivo para que os estudantes aprendam além dos objetivos propostos pelas lições. [~] PROFESSOR RESPONSÁVEL: Sebastião Rodrigues-Moura E-mail: sebastiao.fisica@gmail.com Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (PPGDOC / UFPA)

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

LIÇÃO 2: EXPERIMENTOS E COLISÕES: USO DE MODELOS PARA COMPREENDER A MATÉRIA

APRESENTAÇÃO

Olá,
Vamos continuar nossa viagem quântica?
Na nossa viagem vamos nos deparar com alguns modelos, instrumentos muito importantes para os cientistas.
Para melhor conduzirmos esta lição, vamos participar da atividade “Explorando os modelos” (Adaptado de Gurgel e Pietrocola, 2011).
Você irá receber algumas “petecas” e irá projetá-las na direção abaixo de maquetes feitas de telas retangulares de isopor, nas quais há por baixo obstáculos de diferentes formas não visíveis em forma de figuras geométricas ou não.
Dependendo da variação do momento linear das “petecas” desenhe um modelo para a forma que você supõe ter abaixo da placa de isopor.
Que tipo de forma geométrica há por baixo da placa de isopor? Seu modelo explica bem como seria essa forma geométrica? Lembre-se que é um modelo que você vai propor a partir da sua experiência.



TEXTO-BASE
Durante a atividade inicial você percebeu a importância dos modelos para a ciência? Entendeu como ocorrem as colisões de partículas e o que geram dessa colisão? Qual a relação desses dados com a criação do WWW?
Os modelos são instrumentos muito importantes para os estudos científicos e quando falamos de átomos e suas partículas, daquilo que não vemos a olho nu, daquilo que não conseguimos tatear, o uso de modelos se torna significativo para compreendermos fenômenos do microcosmo.
Essa argumentação explica o trabalho realizado pelos cientistas dos séculos XIX e XX que idealizavam modelos para o átomo, sem nunca terem o visto. São modelos explicativos baseados em seus trabalhos experimentais e permitiam prever como seria o átomo. Novos estudos eram feitos e novos resultados eram obtidos, surgindo assim novos modelos que evoluíam, não havendo necessariamente a substituição destes, pois alguns modelos explicam muito melhor um fenômeno que outros. Os modelos são discutidos, são reelaborados, ficam mais completos e complexos, traduzindo com veemência os grandes avanços científicos.
É como se fosse uma “brincadeira de petecas”, em que um choque entre duas “petecas” (projétil e alvo) colidem, durante um intervalo de tempo relativamente curto. Não há interação significativa entre as duas “petecas” enquanto se aproximam e quando se afastam após a colisão. Há conservação do momento linear das “petecas” e podemos dizer que a força de interação que descreve a colisão tem grande intensidade, porém curta duração.
Em escala subatômica, essas “petecas” seriam partículas chamadas de hádrons (um hádron é um composto de partículas subatômicas regido pela interação forte, como os prótons e nêutrons) que são aceleradas com altas energias num acelerador denominado LHC (Large Hadron Collider), cujo objetivo é obter dados sobre colisões de feixes de partículas, tanto de prótons a uma energia de 7 TeV (1,12 microjoules) por partícula, ou núcleos de chumbo a energia de 574 TeV (92,0 microjoules) por núcleo.
Para termos uma ideia sobre a quantidade de energia utilizada nos aceleradores durante as colisões, a energia total liberada após a colisão é de 13 TeV (13 x 1012 eV). Em unidades Joules, é uma pequena quantidade de energia, pois 1 eV é igual a 1,60217653 x 10-19 Joules, logo 13 TeV equivale a 20,8 x 10-7 Joules. Se compararmos a um corpo de massa 1 kg em queda livre, com uma altura de 1 m, a energia liberada vale 9,8 Joules, o que corresponde a 6,1 x 1019 eV.


Fonte: Revista Ciência Hoje

         No LHC são acelerados dois feixes de hádrons (como os prótons, por exemplo), em sentidos opostos com energia suficientemente alta, através de dois tubos com campo eletromagnético intenso e velocidades próximas à da luz (0,9999999991c), gerando a colisão e conservando o momento linear do sistema.
As colisões como a exemplificada acima são produzidas em aceleradores de partículas e delas são geradas novas partículas resultantes dos choques, pois são lançadas sobre um ponto específico no CERN, nos quais há detectores que registram todo o evento. Nesse âmbito, novas teorias e hipóteses são previstas e testadas sobre a natureza elementar da matéria.



RECURSOS MIDIÁTICOS
1) Vídeo 1“Acelerador de partículas do CERN melhorado atinge novo recorde de energia.”


2) Vídeo “Do átomo grego ao átomo de Bohr - Evolução dos Conceitos da Física.”




3) Simulação - Phet Colorado “Laboratório de Colisões”. (Disponível em https://phet.colorado.edu/sims/collision-lab/collision-lab_pt_BR.html.);

4) Simulação “A Escala do Universo” (Disponível em http://htwins.net/scale2/lang.html)


MATERIAL COMPLEMENTAR



Genebra (Suíça) - Pela primeira vez na história, dois feixes de prótons colidiram nesta quarta-feira à noite a uma energia de 13 TeV (teraelétron-volts) no interior do Grande Colisor de Hádrons (LHC) do Centro Europeu de Física de Partículas (Cern).
Cada feixe de prótons conseguiu circular a uma energia de 6,5 TeV o que permitiu as colisões a uma energia de 13 TeV.
Estas primeiras colisões foram realizadas para poder comprovar os sistemas que protegem o próprio acelerador, os ímãs e os detectores das partículas que se desviam do feixe, segundo explicou o CERN em comunicado.
Era essencial que os testes de segurança fossem realizados ao mesmo tempo em que feixes de prótons circulavam e colidiam entre eles, para poder verificar como funcionam em condições reais. As colisões continuarão durante o dia todo de hoje para que os técnicos possam continuar realizando testes de funcionamento.
Espera-se que o acelerador volte a ser posto para funcionar no começo de junho e que os quatro detectores comecem a obter informação e dados nesse momento.
Nesta nova etapa de operações, o acelerador melhorado poderá utilizar toda sua capacidade a favor da física no período compreendido entre 2016 e 2018, durante o qual pretende revelar a composição da matéria escura.
O LHC é o maior e mais potente acelerador do mundo, com ímãs condutores que funcionam como pilhas, e sua energia armazenada equivale à de um porta-aviões se movendo a 43 km/h ou à de um avião Airbus 380 voando a 700 km/h.

Adaptado de: <http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/cern-consegue-colisoes-de-protons-a-uma-velocidade-recorde>. Acesso em 25 de maio de 2015.


QUESTÕES PARA REFLEXÃO
1) A imaginação é o limite para as pesquisas planejadas pelos físicos para serem realizadas nos grandes laboratórios do CERN, pois envolvem muita tecnologia de ponta e investimentos sofisticados. Diante dessa realidade, são investidos bilhões de euros em experimentos de colisões de partículas que podem trazer respostas para a origem do Universo. Como você se posiciona diante desse grande investimento bilionário da ciência na busca da compreensão da matéria?
2) Inicialmente o átomo foi considerado como uma partícula maciça e indivisível, porém, com o passar do tempo, novas pesquisas revelaram que o átomo não era indivisível. Foi então que, a partir de novas experiências, surgiram novos modelos atômicos. Como você idealiza atualmente um átomo após uma revolução de novas descobertas sobre o mundo subatômico? Esquematize o seu modelo e trace a importância da evolução dos modelos atômicos para a ciência.
3) A característica principal do pensamento científico é que as suas afirmativas, proposições e teorias não são “verdades absolutas”, mas sempre relativas. Os modelos científicos devem sempre ser confirmados, seja por experimentos ou observações que deem sustentação aos postulados e às ideias dos cientistas. Dentre os diversos ramos da ciência, a física, com a sua visão peculiar, é a que entende os fenômenos físicos na sua forma mais fundamental. As suas teorias são capazes de explicar situações que vão da escala atômica até o universo como um todo. Como você se porta diante dessas proposições científicas? Busque fazer um tratamento crítico e reflexivo sobre as “verdades absolutas da ciência”.
4) Uma partícula e um próton movem-se numa mesma direção e em sentidos opostos, de modo que se aproximam uma da outra com velocidade que, enquanto a distância que as separa é ainda muito grande, são iguais em módulo a 100 m/s. Considere que a massa e a carga da partícula são iguais ao dobro dos valores correspondentes ao próton. Quais os valores finais das velocidades da partícula e do próton, supondo que houve colisão elástica?
Dados: Coeficiente de restituição da colisão elástica: 

5) Um próton (massa de 1 u.m.a) com uma velocidade de 500m/s colide elasticamente com outro em repouso. O próton original é espalhado a 60° de sua direção original. (a) Qual é a direção da velocidade do próton-alvo após a colisão? (b) Quais são os módulos das velocidades dos dois prótons após a colisão?
6) O World Wide Web foi desenvolvido para gerenciar os experimentos em física de partículas e a demanda dessa tecnologia para o uso na sociedade pode justificar todo o investimento no complexo de pesquisa do CERN. Como você estima as diversas atribuições que os experimentos em ciência básica do CERN influenciam na nossa sociedade?

6 comentários:

  1. “WEBFÓLIO PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES”

    “DO WORLD WIDE WEB ÀS PARTÍCULAS ELEMENTARES DA MATÉRIA”

    QUESTÃO PARA REFLEXÃO: 3) A característica principal do pensamento científico é que as suas afirmativas, proposições e teorias não são “verdades absolutas”, mas sempre relativas. Os modelos científicos devem sempre ser confirmados, seja por experimentos ou observações que deem sustentação aos postulados e às ideias dos cientistas. Dentre os diversos ramos da ciência, a física, com a sua visão peculiar, é a que entende os fenômenos físicos na sua forma mais fundamental. As suas teorias são capazes de explicar situações que vão da escala atômica até o universo como um todo. Como você se porta diante dessas proposições científicas? Busque fazer um tratamento crítico e reflexivo sobre as “verdades absolutas da ciência”.

    Momento da lição: LIÇÃO 2

    Grau de interesse pela questão: MEDIANO

    Grau de entendimento prévio: MEDIANO

    Grau de entendimento após a orientação do professor-pesquisador: ELEVADO

    RESPONDA A QUESTÃO: Mas o que é a “verdade absoluta”? Eis uma questão que inquietou nossa equipe! Talvez seja assunto para a filosofia ou para a religião, mas está definitivamente fora dos domínios da ciência. Assuntos científicos são relacionados a fatos observáveis, fortalecer-se por evidência, o método científico se ampara em fatos observáveis e tais fatos estão ligados a nossa capacidade ou a nossa curiosidade em compreendê-los. Possamos assim exemplificar essa afirmação com o modelo padrão das partículas elementares.

    JUSTIFIQUE SUA ESCOLHA: Optamos por essa questão, pois a ciência é simplesmente uma busca pelo conhecimento, portanto, todos os estudos científicos devem por necessidade ser fundamental sobre a crença de que existem realidades objetivas no mundo. Na verdade as próprias leis da ciência devem se importantes na certeza de uma “verdade absoluta”.

    FONTES UTILIZADAS PARA A CONSTRUÇAO DA RESPOSTA:
    ANTUNES, Sergio. Sobre a ignorância científica. Disponível em http://scientiatotal.blogspot.com.br/2013/11/sobreignorancia-cientifica.html?m=1. Acesso em 18 de janeiro de 2016.

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  2. WEBFÓLIO PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES

    DO WORLD WIDE WEB ÀS PARTÍCULAS ELEMENTARES DA MATÉRIA.

    Questão para reflexão: 3) A característica principal do pensamento cientifico é que as suas afirmativas, proposições e teorias não são “verdades absolutas”, mas sempre relativas. Os modelos científicos devem sempre ser confirmados, seja por experimentos ou observações que deem sustentação aos postulados e ás ideias dos cientistas. Dentre os diversos ramos da ciência, a física, com a sua visão peculiar, é a que entende os fenômenos físicos na sua forma mais fundamental. As suas teorias são capazes de explicar situações que vão da escala atômica até o universo como um todo. Como você se porta diante dessas proposições cientificas? Busque fazer um tratamento crítico e reflexivo sobre as “verdades absolutas da ciência”.

    Momento da lição: LIÇÃO 2

    Grau de Interesse pela questão: ELEVADO

    Grau de entendimento prévio: MEDIANO

    Grau de entendimento após a orientação do professor-pesquisador: MEDIANO

    Resposta da questão:
    Diante de nossas pesquisas, observamos que teorias não são fatos científicos, mas ideias aceitas por alguns cientistas. Estas, às vezes já passadas como “verdades absolutas”, mas não são! São verdades pessoais que com o tempo e descobertas de outros fatos científicos se tornam “pura tolice” ou, às vezes, comprovadas como verdade absoluta, até indagarem novas proposições. Como sabemos não existe uma “verdade absoluta”! Além disso, ao contrário do que muitos pensam, ciência nenhuma é “estática”, todos os dias se descobrem coisas novas em todas as áreas, inclusive informações que contradizem o que já tinha sido dito e o que era considerado verdadeiro e definitivo. As verdades da ciência persistem por um tempo, até que novos conceitos de informações sejam implantados.

    Justificativa da escolha:
    A princípio nós nos indagamos, a saber, do que se tratava as “verdades absolutas” da ciência e por que elas não são absolutas, e descobrimos que seria possível obter outros resultados como novos estudos e pesquisas, surgindo alguns métodos para contestar e apresentar outras verdades, nos instigando a saber a respeito dessas teorias e o que tem por trás dessas verdades não absolutas.

    Fonte da pesquisa:
    ANTUNES, Sérgio. A verdade absoluta e a Ciência http://scientiatotal.blogspot.com.br/2013/11/a-verdade-absoluta-e-ciencia.html>. Acesso em 17 de janeiro de 2016.

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  3. “WEBFÓLIO PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES”

    “DO WORLD WIDE WEB ÀS PARTÍCULAS ELEMENTARES DA MATÉRIA”

    QUESTÃO PARA REFLEXÃO: 6) O World Wide Web foi desenvolvido para gerenciar os experimentos em física de partículas e a demanda dessa tecnologia para o uso na sociedade pode justificar todo o investimento no complexo de pesquisa do CERN. Como você estima as diversas atribuições que os experimentos em ciência básica do CERN influenciam na nossa sociedade?

    Momento da lição: LIÇÃO 2

    Grau de interesse pela questão: ELEVADO

    Grau de entendimento prévio: BAIXO

    Grau de entendimento após a orientação do professor-pesquisador: ELEVADO

    RESPONDA À QUESTÃO: Desde o princípio da ciência encontramos relatos de não aceitação das explicações e métodos científicos, isso é normal, afinal, vivemos em sociedade e nem sempre concordamos facilmente. Um exemplo é o heliocentrismo, que foi questionado e abominado por aqueles que acreditavam que a Terra era o centro do Universo. A história se repetiu quando começaram os primeiros estudos e teorias sobre o átomo. Acontece que a ciência vem mudando a forma de pensar da humanidade há muito tempo.
    Vejamos, o mundo continua o mesmo depois da criação da internet/WWW? As pesquisas feitas no CERN e em outros laboratórios com aceleradores de partículas são, hoje em dia, primordiais para o desenvolvimento de novas tecnologias. Temos como exemplo a elaboração de novos medicamentos, tecnologias de ponta e outros materiais diversos que são desenvolvidos com a ajuda de pesquisadores nestes laboratórios.
    Ainda falando do CERN, podemos citar uma de suas descobertas mais recentes, o feixe de antimatéria, que servirá como instrumento para novas e grandes descobertas relacionadas ao surgimento do Universo, visando recriar o que aconteceu segundos após o Big Bang.
    Assim, é possível afirmar que todas essas novidades contribuirão para mais avanços na forma em que a sociedade pensa e se relaciona. Porém, continuaremos vivenciando a experiência da negação e revolta por boa parte da humanidade.

    JUSTIFIQUE SUA ESCOLHA: A equipe optou pela referida questão para dar continuidade aos conhecimentos da lição 1.

    FONTES UTILIZADAS PARA A CONSTRUÇÃO DA RESPOSTA: Baseado na explicação apresentada pelo professor-pesquisador, bem como informações adquiridas durante a nossa formação.

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  4. WEBFÓLIO PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES

    “DO WORLD WIDW WEB ÀS PARTÍCULAS ELEMENTARES DA MATÉRIA
    WEBFÓLIO”

    Questão para reflexão:
    1) A imaginação é o limite para as pesquisas planejadas pelos físicos para serem realizadas nos grandes laboratórios do CERN,pois envolvem muita tecnologia de ponta e investimentos sofisticados.Diante dessa realidade,são investidos bilhões de euros em Experimentos de colisões de partículas que podem trazer respostas para origem do Universo.Como você se posiciona diante desse grande investimento bilionário da ciência na busca da compreensão da matéria?

    Momento da lição: LIÇÃO 2

    Grau de interesse pela questão: Mediano

    Grau de entendimento prévio: Mediano

    Grau de entendimento após a orientação do professor-pesquisador: Elevado

    Responda a questão:
    Como sabemos desde o princípio o homem busca meios para descobrir sua origem e, por isso, a tecnologia foi essencial para dar os primeiros passos. Acreditamos que se não existisse a ciência e a tecnologia a nosso favor muitas perguntas ainda não estariam respondidas, mas graças aos grandes investimentos econômicos que a ciência tem feito em pesquisas, contribuiu de forma significativa para áreas da saúde, da economia e lazer e hoje podemos compreender a existência de muitas coisas.

    Justifique sua escolha:
    Nossa equipe achou interessante que através dos avanços científicos e novas descobertas houve a contribuição para sociedade de diversas formas tanto no âmbito cultural quanto sócio histórico.

    Fontes(s) utilizadas para a construção da resposta:
    AS AUTORAS

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  5. PARTE 1

    [...]
    WEBFÓLIO PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES.

    DO WORLD WIDE WEB ÁS PARTICULAS ELEMENTERES DA MATÉRIA

    Questão para reflexão: (2) Inicialmente o átomo foi considerado como uma partícula maciça e indivisível, porém, com o passar do tempo, novas pesquisas revelaram que o átomo não era indivisível. Foi então que, a parti de novas experiências, surgiram novos modelos atômico. Como você idealiza atualmente um átomo após uma revolução de novas descobertas sobre o mundo subatômico? Esquematize o seu modelo e trace a importância da revolução dos modelos atômicos para a ciência.

    Momento da lição: LIÇÃO 2

    Grau de interesse pela questão: ELEVADO.

    Grau de entendimento prévio: ELEVADO.

    Grau de entendimento após a orientação do professor-pesquisador: ELEVADO.

    RESPOSTA A QUESTÃO: A partir de nossas pesquisas sobre o átomo podemos analisa que existência do modelo atômico surgiu no século V a.C. O primeiro a defender essa ideia foi o filósofo:
    - Modelo Atômico de Demócrito: Foi discípulo e depois sucesso de Leucipo de Mileto, ele foi o maior expoente da teoria atômica, de acordo com essa teoria, tudo que existe é composto por elementos indivisíveis chamadas de átomos.
    - Modelo Atômico de Dalton: Em 1803 o químico John Dalton retomou as ideias de Demócrito e Leucipo, a importância da teoria atômica de Dalton se da pelo fato de ele ter sido um grande estudioso e pesquisador para a evolução do átomo. Incansável Dalton ousou onde Lavoisier não tinha sequer especulado. Ele correlacionou os pesos (massas) relativos, ele propôs resumidamente que o átomo seria parecido com uma bola de bilha, isto é, esférico maciço e indivisível.
    - Modelo Atômico de Thomson: Em 1903 surgiu uma nova teoria atômica do físico Joseph John Thomson ele substituiu a proposta de Dalton. Pois Thomson acreditava que a matéria era formada por cargas elétricas positivas e negativas, não maciça, incrustada de elétrons que são partículas negativas, de modo que sua carga total seja nula, Thomson teve uma enorme importância para a ciência pois possibilitou a descoberta do próton e do elétron. Esse modelo atômico foi comparado a um pudim de passas.
    - Modelo Atômico de Rutherford: Em 1911 surgiu uma nova teoria atômica, Rutherfod defendeu que o átomo era composto de uma massa positiva e muito pequena, o núcleo e envolta dele, realizando órbitas helicoidais estavam os elétrons. O átomo foi comparado a de um sistema solar, em que o núcleo representava o sol e os elétrons girando ao redor do núcleo seriam os planetas. Essa descoberta teve uma enorme importância, pois as descoberta da estrutura atômica e permitiu no futuro a descoberta do nêutron e os avanços nos estudos sobre radioatividade.

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  6. PARTE 2

    [...]
    - Modelo Atômico de Rutherford-Bohr: Em 1913 surgiu uma nova teoria atômica a do físico Niels Bohr ele adiciono algumas observações ao modelo de Rutherford, por isso o seu modelo atômico passou a ser conhecido como Rutherford-Bohr, ele afirmou que so é permitido ao elétron ocupar níveis energéticos nos quais ele se apresenta com valores de energia múltiplos inteiros de um fóton, com isso ele concluiu que o átomo possui energia quantizada e que cada elétron só pode ter determinada quantidade de energia, por isso ele é quantizada. Essa descoberta permitiu a elaboração da mecânica quântica, pois ele contribuiu para a compreensão da estrutura atômica.
    - Modelo Atômico de Sommerfeld: Em 1916 surgiu um novo modelo atômico do físico alemão Arnold Johannes Wilhelm Sommerfeld ele propôs este modelo através na teoria da relatividade de Einstein e da teoria quântica, assim podendo e, explicar detalhes dos espectros Como ele complementou o que Bohr não com seguia explicar satisfatoriamente para átomos além dos hidrogenoides, o modelo ficou conhecido como Borh-Sommerfeld. A energia do elétron seria determinado pela distancia em que se encontrava do núcleo e pelo tipo de orbita.
    - Modelo Atômico Quantico-Ondulatório (ou de orbitas): O modelo de átomo dado pela mecânica quântica é o mais moderno e complexo, ele baseia-se na forma matemática da estrutura atômica.
    A teoria quântica afirma que a matéria tem propriedade associadas com ondas, razão pela qual o modelo de átomo foi baseado nesta teoria. O chamado ’Principio da Incerteza’ determina que o elétron não possua posição exata na eletrosfera, nem velocidade e direção definidas.
    Com toda essa revolução dos modelos atômicos podemos concluir que a física consiste em descobrir as leis gerais da natureza e esclarece, com base nelas, processos concretos. Os cientistas, á medida que se aproximam desse objetivo, iam compreendendo melhor o panorama grandioso a complexo da unidade universal da natureza. O universo não é um conjunto simples de acontecimentos independentes, mas todos eles constituem manifestações evidentes do universo considerado como todo.

    JUSTIFIQUE SUA ESCOLHA:
    Nós optamos por esta questão pois chamou muito nossa atenção em relação a evolução do modelo atômico pois a parti de nossa pesquisas podemos observar que foi a partir da ideia de um cientista que outro pode desenvolver o próximo modelo.

    Fonte(s) utilização(s) para a construção da resposta:
    CARRUJO, C.; VELOSO, P. A história do átomo. Disponível em http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/fisico_quimica/10historiadoatomo.htm. Acesso em 19 de janeiro de 2016.
    LIRA, J. C. L. Átomo. Disponível em http://www.infoescola.com/quimica/atomo/. Acesso em 19 de janeiro de 2016.

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